top of page

Inovação, Transformação Digital e Novas Tecnologias


A transformação digital está no cerne do pensamento estratégico de uma organização. Este tipo de mudança é precedido por duas etapas - a digitizacao e a digitalização. A digitizacao representa a migração da informação analógica para a digital; a digitalização seria um processo mais abrangente, incluindo ferramentas de inteligência artificial como Blockchain, Big Data e Internet das Coisas. Transformar digitalmente significa que a empresa está aprimorando seu modelo de negócio corporativo, por meio de ferramentas digitais e tecnologias inovadoras.

Um ponto muito interessante é que a transformação digital somente se torna perceptível exatamente quando a tecnologia está ausente. Percebam o quanto é incômodo, nos dias atuais, ter de passar por um pedagio sem o sensor automático estar ativo e precisar ficar na fila esperando para pagar.


A partir da digitalização, as empresas perceberam que era possível crescer de forma exponencial. A infraestrutura começou a ser paulatinamente revisada, os aplicativos começaram a surgir e os modelos de negócios foram redefinidos. Na verdade, esta redefinição foi disruptiva, permitindo mudanças no comportamento das pessoas como também na cultura organizacional.


Para as empresas, criar interação e fidelização com o cliente foi ficando cada vez mais fácil, pois as ferramentas disruptivas foram se conectando cada vez mais com as inovações tecnológicas. Um exemplo disto foi o e-commerce, que permitiu a realização de compras sem a necessidade de estar em uma loja física.


Quando se fala em novas tecnologias, estamos analisando ferramentas capazes de quebrar paradigmas, por meio da convergência das tecnologias digitais com custos mais acessíveis e agregação considerável de valor aos negócios. Vamos apresentar as principais novidades e suas nuances :

Robôs Autônomos

Os chamados robôs colaborativos podem auxiliar os humanos na realização de tarefas, especialmente naquelas que exigem cargas. A ideia desta tecnologia é melhorar as condições de trabalho das pessoas, quanto aos aspectos posturais e ergonômicos e na questão preventiva de doenças degenerativas.

Internet das Coisas

Esta modalidade abrange equipamentos e dispositvos que criam uma rede inteligente de comunicação com a internet. Um exemplo tradicional seria o código de barras, passível de ser lido por um scanner e apresentando uma variedade de informações.

Simulações digitais

São modelos tridimensionais virtuais que podem ser criados a partir de ferramentas como o AutoCAD. Também existem modelos de simulação computacional com emprego na área industrial e na bioengenharia.

Cyber-Security

Em outras palavras, seria a segurança digital, que inclui o rastreamento das etapas do processo, a identificação das pessoas envolvidas em cada etapa do processo, a capacidade de recuperação de dados e logicamente um sistema compacto de proteção de dados.

Integração de sistemas

Existem dois modos de integração : vertical e horizontal. O modo vertical representa a integração desde o planejamento estratégico até o desenvolvimento do produto, em um ambiente interno da empresa. O modo horizontal representa a comunicação com os agentes externos, como clientes e fornecedores.

Computação na nuvem

O armazenamento de dados pode ser feito de qualquer parte do mundo , com acesso remoto, via internet, a qualquer hora.

Manufatura aditiva

Permite a estruturação em 3D de modelos geométricos mais complexos, gerando maior capacidade de customização a preços mais acessíveis.

Big Data

Consiste em um ecossistema de dados, baseado em velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

Realidade Aumentada

Seria uma visão direta ou indireta do mundo real, por meio de sensores de som, vídeo ou dados de GPS.

ChatGPT

Seria um protótipo de um aplicativo conversacional, ou seja, seria a tentativa de imitar um conversador humano.


As empresas que estão assimilando a transformação digital certamente colherão bons frutos em muitos segmentos, como a criação de times mais ágeis e produtivos, equipes engajadas, fortalecimento da cultura organizacional, configuração de culturas mais horizontalizadas, maior agregação de valor a experiência do cliente e a valorização maior  das pessoas.

bottom of page